domingo, 9 de outubro de 2022

é para adoptar?

apesar de termos uma filha, eu e o artista andamos a pensar no segundo. para ser sincero, eu não sei ainda se este é a melhor altura para começar o processo de adopção aqui em uk porque a nossa filha ainda só tem 13 meses e sinto que, depois de um processo tão grande para a termos, talvez seja melhor simplesmente aproveitar o momento em vez de começar um novo processo e mais stresses.

ontem fomos a um encontro de pais lgbt que já adoptaram ou que tencionam adoptar. foi a nossa primeira vez e conhecemos 2 casais lá, um com 2 filhos (uma menina de 2 e um menino de 7 anos) e outro com um filho de 5 anos.

foi bom ver o quão bem estavam os miúdos e os seus pais.

há sempre muitas pessoas a tentar assustar os pais que querem adoptar dizendo que as crianças vêm cheias de traumas e que só dão trabalho.. não acredito muito nisso. sim, de certeza que algumas poderão ter alguns traumas dependendo de quanto tempo andaram no processo até serem adoptados mas também acredito que os pais poderão depois ajudar a recuperar e superar qualquer um desses traumas.

neste caso estas 3 crianças foram adoptadas quando tinham entre 9 a 18 meses o que também fez com que não tivessem de passar por grandes processos até estarem na sua família.

nós tínhamos a ideia de adoptar uma criança com mais ou menos a mesma idade da nossa filha mas já nos foi dito que isso não vai ser possível, aqui em uk nunca dão a uma família uma criança da mesma idade ou mais velha do que as outras crianças presentes na família por isso é muito provável que se nos aprovarem para adopção, só nos darão uma criança um a dois anos mais nova que a nossa filha (tendo em conta que o processo até chegar a esse ponto irá demorar entre um a dois anos).

a nossa ideia passa por ter um rapaz e assim ficaremos com um casal e provavelmente iremos ficar por aqui mas nunca se sabe.

o processo de adopção aqui em uk não é muito complicado, começa primeiro por garantirem que temos todas as condições, tanto financeiras como mentais, para adoptar uma criança e vão passar o tempo necessário até encontrar uma criança em que nós conseguiremos dar o que ela precisa.

o principal objectivo dos agentes sociais, e com toda a razão, é garantir que as crianças ficam em casas e famílias que terão tudo o que essa mesma criança precisa, não ao contrário, claro que os nossos interesses também são levados em consideração mas sempre em segundo plano.

o facto de já termos uma criança também dão-nos uma grande vantagem, os agentes sociais vão poder ver por eles mesmos que somos bons pais. outros casais que não têm crianças é-lhes muitas vezes recomendado fazer voluntariado em creches, escuteiros ou outras actividades com crianças. neste aspecto eu também ganho uns pontos pelo facto de ter tirado a licença nível um de treinador de futebol e ter andado a treinar uma equipa de miúdos de seis a onze anos.

mas claro, isto somos nós a pensar no futuro, ainda estamos muito no inicio do processo, no dia vinte iremos ter uma das nossas primeiras reuniões com agentes sociais em que iremos falar os nossos objectivos.

2 comentários:

silvestre disse...

Gosto de saber que existem pessoas que estão dispostas a adotar e dar uma vida diferente a uma criança institucionalizada. Cresci com adoções por perto, não era muito comum quando eu era miúdo e, inclusive, tinha uma tia adotada que era o maior amor da minha avó que tinha também 2 filhos biológicos.

Não obstante, não tenho instintos paternais fortes. Adoro a minha sobrinha e o meu afilhado, mas é uma espécie de "parentalidade part-time". Não sou corajoso suficiente para ser pai, diria.

Aaron disse...

Existem várias pessoas interessadas em adopção e geralmente as crianças, pelo menos por cá em UK, vão encontrando familias que as tratem bem. Conhecemos um casal que adoptaram 2 irmãos, um de 3 e outro de 6 anos e estão muito felizes! É bonito ver.

Eu acho que o mais importante quando temos um filho é aceitar que a nossa vida nunca mais será a mesma, menos saídas, bem mais limitações para fazermos os nossos planos e afins. Se aceitares isto, é meio caminho andado para estares pronto para seres pai.

O resto depende de ti. Mas claro que ser pai não é um must, nem toda a gente quer e precisa de ser pai, e ainda bem. :)