segunda-feira, 24 de outubro de 2022

gamejam

esta ultima quinta e sexta feira tive uma gamejam na minha empresa e na sexta feira também tive que fazer um curso de speed awareness, isto porque há uns meses fui apanhado a conduzir a 25m/h numa rua de 20m/h e eles em inglaterra obrigam-me a fazer um curso para não ter que pagar a multa... e por azar o curso calhou durante o gamejam.

é a vida. por falar em vida, tive uma conversa sobre envelhecer e problemas de saúde que vão aparecendo isto porque uma rapariga da minha equipa está mal, até chorou um bocado, porque anda com uns problemas na espinha e caso o tratamento não funcionar ela corre o risco de perder uma perna. 

envelhecer não é fixe, não por causa das rugas mas sim por causa dos problemas que vamos ganhando, parece que estamos sempre a ir ao baralho tirar uma nova carta e depende da nossa sorte, ela não teve muita por isso anda um bocado mal mas espero que o tratamento corra bem. 

chegamos a uma idade em que as conversas é sobre as dores que cada um tem, como andássemos a falar dos tazos que colecionamos.

anyway, o gamejam! nunca tinha participado em nenhum e sendo eu server engineer não tenho o melhor conjunto de skills para ser útil na criação de um jogo em 16 horas que normalmente é só client side mas deu para aprender cenas novas e trabalhar com unity, algo que nunca tinha feito.

também é bom ver o escritório com muitas pessoas e uma coisa que hoje dei por mim a pensar enquanto andava para o escritório e olhava para as calças que tenho vestidas, é como eu próprio evoluí em termos de expressão através da roupa que visto. algo semelhante com as calças do giraço da próxima foto.


há uns anos, nomeadamente enquanto vivia em lisboa, eu sentia-me incapaz de vestir algo assim. nem é preciso tão longe, eu lembro-me de ver umas calças verdes que gostava e não comprei porque não me ia sentir capaz de as vestir.

acho que eu era assim por duas razões:

  • eu tinha medo que as pessoas soubessem que eu sou gay, ainda não me sentia bem comigo mesmo, ainda não me sentia bem fora do armário
  • por alguma razão eu achava que vestir algo mais colorido ou um pouco diferente do "normal" fosse revelar a minha sexualidade, mas isto não faz sentido. claro que é possível usar a maneira como vestimos para dizer algo sobre nós mas não é por usar umas calças assim que estou a dizer ao mundo "sou gay".
o crescimento e londres fizeram-me perceber isto e aceitar cada vez melhor o que sou. na minha empresa há pessoas de todos os estilos e maneiras de ser, cabelos de todas as cores, unhas pintadas (mesmo rapazes heteros), rapazes de vestido e por aí fora. toda a gente tem a liberdade de ser quem quer e fazer o que quer e isto é bastante saudável.

na sexta feira depois das seis hojas andamos a jogar os jogos de outras equipas enquanto comíamos pizza e tínhamos bebidas à pala. tinham lá alguns jogos muito porreiros tendo em conta que foram feitos em algumas horas.

há uma malta lá na empresa que gosto bastante, a malta com quem jogo futebol, nestes eventos é com eles que tento passar mais tempo apesar de também gostar de ir conhecendo mais pessoas.

6 comentários:

Green disse...

Gostava de trabalhar numa empresa como a tua... A minha não podia estar mais longe.

Aaron disse...

No geral eu senti liberdade para cada um se expressar como quiser nas empresas que trabalhei aqui em Londres mas esta, por ser uma empresa de jogos e de ambiente mais jovem, as pessoas sentem-se ainda mais à vontade para fazerem o que quiserem sem sentirem-se julgados. O que é bom!
Porque dizes que a tua não podia estar mais longe? Como é que é?

Green disse...

Empresa Estatal Nacional. Acho que responde à tua pergunta :-P

Green disse...

Supostamente é uma empresa que deveria ser bem mais "aberta" do que é. O machismo e patriarcado impera. E quando tentas fazer algo diferente não consegues. Há algumas excepções. Mas mesmo assim são muito poucas. E nada de encontros fora da empresa. Mas também acho que é algo cultural.

Ricardo - Uma Outra Face disse...

Bom ler-te novamente. Papei tudo de seguida. Obrigado :)

Aaron disse...

@Green
Estou a perceber, mas acho que, não estando aí a ver como realmente é, podes aqui e ali expressar-te um bocado mais dentro do espaço em que te sentes confortável para tal. O que interessa é tu estares bem, os outros, gostem ou não, não interessa para muito :)
Não creio que seja inteiramente cultural, aqui em empresas tipo a tua são mais fechadas também. Tal como já tive em empresas em Portugal em que, não sendo tão liberais como a que estou agora, eram liberais quanto baste. Acho que há de tudo em todo o lado.

@Ricardo
Obrigado eu!! Tenho que continuar a escrever mas custa-me a arranjar tempo.