quinta-feira, 22 de maio de 2014

criticar tudo e todos

há um rapaz no meu trabalho que é muito retrogrado em várias coisas e claro, uma delas é sobre a homossexualidade. diz que nunca se daria bem com um gay, diz que se soubesse que um rapaz fosse gay nem sabia se era capaz de o cumprimentar. problema é.. eu devo ser uma das pessoas com quem ele se dá melhor na empresa, alias, até foi com ele que eu fui ver o benfica vs porto ao estádio da luz e é comigo que ele fala muito de futebol. é comigo e com mais duas pessoas que ele passa sempre a hora de almoço. 

pah, a mim não me incomoda que ele pense assim porque sei que ele fala sem saber, fala porque pensa que todos os gays são como o josé castelo branco ou fazem todos travestismo e claro, desses nem eu gosto. a rapariga do casal AA faz-lhe várias perguntas sobre a maneira dele pensar e até já lhe disse que ele ainda anda a lidar todos os dias com gays e não sabe. 

na brincadeira eu já disse que no meu último dia de trabalho digo-lhe que namoro com um rapaz só para ver como ele reagiria, ontem um amigo meu do trabalho que vai ao meu jantar de aniversário até disse "eu só vou se o «rapaz» for" isto porque ele sabe que vão alguns gays ao meu jantar, mas claro, ele estava a brincar.

para mim faz-me alguma confusão quando as pessoas tiram logo conclusões das coisas sem as conhecer, neste caso especifico, sei que ele só está a ser homofóbico porque nunca conviveu diariamente com um gay assumido para ele mas continua a ser mau. mas como este caso, digo das pessoas que dizem coisas tipo:

-detesto aquela cidade, nunca irei lá.
-mas já lá foste?
-não nunca fui.
-mas se nunca lá foste como sabes que não gostas? 

-não gosto nada dessa série, não é nada o meu género.
-mas já viste um episódio pelo menos para ver se realmente não gostas?
-não não vi, nem quero ver!
-mas tipo, como sabes que não gostas se não viste?

eu sou claramente uma pessoa de ideias fixas e geralmente sou do contra mas há limites.. e se eu já sei que eu às vezes exagero.. fico espantado em ver que existem pessoas que exageram bem mais do que eu! mas pior são as pessoas que criticam alguma coisa só porque não gostam.. "

-futebol não tem lógica nenhuma! e o dinheiro que gastam nisso.. que burrice.
-mas olha, tu gastaste 90 euros para ver a lady gaga.
-ah pois foi, e foi altamente!!!
-mas olha, eu gastei só 20 euros para ver um jogo. 
-tanto dinheiro? como foste capaz.. para ver 22 marmanjos que ganham milhões e só fazem aquilo da vida a correr atrás de uma bola.
-yah, mas olha, tu foste ver uma marmanja que só faz aquilo da vida e faz ainda mais milhões do que aqueles 22 juntos e olha, deste 90 euros por isso!
-pois foi, e foi tão fixe, estou ansioso para que ela volte cá!

argh, pessoas assim fazem-me uma impressão enorme.. é normal que as pessoas não gostem de algo, ninguém pode gostar de tudo mas.. não critiquem quem gosta, mas se criticarem pelo menos sejam coerentes nas atitudes e não façam pior do que o que estão a criticar.

11 comentários:

Anónimo disse...

concordo com quase tudo no teu post, só não percebo o que é que há de mal nos travestis. A vida é deles.

Aaron disse...

kyle, não há mal algum com travestis, eu simplesmente não gosto de travestis, não da pessoa em si, mas sim da ideia de fazer-se travestismo.
por essa ordem de ideias, porque é que não comentaste eu ter dito que não gostava do castelo branco? é a vida dele também :)

Horatius disse...

Subscrevo _:)

João Roque disse...

O Castelo Branco não pode ser apontado como um exemplo de um travesti, e muito menos ainda de um homossexual.
Esse indivíduo e eu sou muito tolerante, acredita, é um exemplo de uma pessoa perfeitamente aberrante que não tem adjectivação possível - é um idiota que acha piada a si próprio.
Infelizmente é este tipo de pessoas que servem de exemplo (negativo, obviamente),
aos homofóbicos...

Aaron disse...

@Horatius
eheh _:)

@João Roque
é isso mesmo, o homemzinho é uma coisa triste que anda por aí mas quem não tem boas opiniões sobre a homossexualidade (mesmo que seja por falta de conhecimento e contacto) ao ver uma pessoa assim só piora.
abraço

Mark disse...

Discordo de ti e do João Roque com veemência.

O José Castelo Branco foi travesti na sua juventude e hoje mantém muito desses tempos. Será um transexual não operado, quem sabe, visto que ele tem uma personalidade feminina.

Tem todo o direito a ser como é a ser respeitado na sua diferença. Não podemos pedir respeito se não dermos o exemplo. Se é cómico e faz palhaçadas, a mim não incomoda. O velhinho princípio do "vive e deixa viver".

E só um heterossexual muito mal informado é que generaliza ao ponto de tomar o todo pela parte. Não podemos ceder ao ódio e à intolerância. Como os homofóbicos pensam que todos os gays são efeminados como o José Castelo Branco, deixa-me menosprezá-lo e odiá-lo. Isso sim é "aberrante".

Anónimo disse...

não comentei sobre o Castelo Branco, porque de facto, ele é uma pessoa em concreto e tu poderias ter algo contra ele, sei lá, não sei se o conheces, por isso não falei. Só falei porque generalizaste que não gostavas de travestis, mas já percebi o teu ponto de vista, o que te mete confusão é o travestismo. Ou assim :)

Aaron disse...

@Mark
e eu respeito.. só não gosto, faz-me impressão e não quero ter por perto alguém assim, tão simples quanto isso.
eu não cedo ao ódio, alias, passa-me é ao lado, mas não está nos meus objectivos de vida fazer algo para mudar a opinião das pessoas porque ninguém tem que o fazer, elas terão de mudar sozinhas.

@Kyle
yap, é isso mesmo, não gosto da ideia do travestismo, quanto as pessoas que o fazem, até podem ser as melhores do mundo, ou até as piores, é como tudo, cada um é como cada qual. :

Ricardo - Uma Outra Face disse...

Épa, eu não queria dizer nada, mas corrijam-me se estiver errado. O problema de dizeres que "não tenho problemas com as pessoas travestis, tenho é problemas com o travestismo" é que dás um argumento aos outros: "Eu não tenho nada contra os gays, não gosto é do "gaysmo"". Qual é exactamente o problema do travestismo? As pessoas têm também direito a expressarem-se como quiserem e a procurarem sentir-se confortáveis como quiseres. Conheces travestis Aaron? conviveste já com alguns? Eu, me confesso, não convivi... O problema aqui é que não podes dar liberdade a uns e a outros não. O não te sentires confortável com alguém assim ao lado é culpa de uma sociedade fechada e mesquinha que não te permite andar à vontade. Legitimas os preconceituosos, como o do teu colega de trabalho que não se ia sentir à vontade estando perto de um gay porque "aí jesus, se somos conectados com isso."
Quanto ao José Castelo Branco, ele é um homem que nasceu com uma outra identidade de género, mulher portanto. E como a identidade de género, se defende, é mental e não física ele é uma mulher. Um transexual (se bem que não fez uma operação de mudança de sexo portanto), melhor ainda, travesti (como a conchita wurst). E porque a identidade de género não define a atracção sexual o José Castelo Branco é bisexual. Portanto, José Castelo Branco é uma mulher bisexual. Parece-me a mim que não conheço o senhor e salvaguardo o facto de que os travestis não são todos gay ou bisexuais (mas tendo em conta aquele famoso vídeo do senhor numa ménage). Dito isto, eu também não gosto do senhor, mas da mesma maneira que não gosto da Lili Caneças. Não me parece que andar metido em "escândalos" para arranjar polémicas nas revistas e assim ganhar uma vida social e algum protagonismo e dinheiro seja a melhor forma de se ganhar a vida. (Se bem que, reconheço, à formas piores de ganhar a vida). Não gosto do espalhafato e daquilo que representam e o José Castelo Branco não representa os gays nem o pretende fazer. Como a Lili Caneças, estes representam uma espécie de camada social assim brejeiro-espalhafatosa. Mas a culpa é "nossa" que gostámos destas coisas sensacionalistas, das revistas cor de rosa e ainda lhes damos bola.

Lobo disse...

Cada um gosta do que gosta e o resto é conversa.

Aaron disse...

@Ricardo
pronto, vou refazer o que disse. o que me faz não gostar de muitos travestis ou mesmo gays é a obsessão que têm por show, por fama, por escândalos, por espectáculo, por dar nas vistas.
qualquer pessoa assim para mim vale zero.
eu não teria algum problema a conviver com algum, desde que tivesse uma atitude moderada mas, isto da atitude moderada é para qualquer tipo de pessoa, seja qual for a preferência sexual dela.

@Namorado
true :)