quarta-feira, 7 de maio de 2014

mini férias em madrid

olha quem voltou de férias? quem? quem?

estes quatro dias em madrid com o artista correram bastante bem, deu para tudo, passear, descansar, divertir, brincar, relaxar, etc.


chegamos a madrid de manhã, tendo em conta que só tínhamos dormido 3 horas nessa noite, a primeira coisa que fizemos foi dormir um pouco para estar prontos para o dia. durante o dia fomos ao parque do retiro relaxar um pouco, estava mesmo muito bom tempo! sol sol e mais sol. o lago estava cheio de pessoas a andar de barco, se não fosse a fila eu também teria ido. À noite fomos jantar pela zona da porta do sol (o nosso hostel também era lá, estávamos mesmo bem localizados) e depois um rapaz que não conhecíamos pessoalmente foi ter connosco.



é um rapaz que o artista já fala virtualmente há bastante tempo mas depois eu também comecei a falar porque ele joga diablo 3 então jogámos várias vezes juntos e conversámos bastante. foi curioso ele estar em madrid ao mesmo tempo que nós e ser em madrid que o conhecemos pessoalmente. fomos passear pela gran via e depois fomos para a chueca. lá andamos às voltas à procura de um bom bar para dançarmos um pouco mas não arranjamos nada de muito bom. o bar que o rapaz gostava tinha 10 euros de consumo mínimo e eu não queria gastar dinheiro num sítio que muito provavelmente eu não iria gostar. (para quem não sabem a chueca é um bairro praticamente gay de madrid, todos os bars lá são gays). o rapaz insistiu que nós pagava a entrada para nós irmos mas eu não aceitei, não me ia sentir bem, imaginemos que eu não gostasse nada e quisesse ir embora? ia sentir-me obrigado a estar lá porque ele tinha pago.. então fomos a um bar em que o porteiro era muito simpático, tinha estudado em lisboa e tudo. o ambiente lá dentro não era nem o melhor nem o pior que já vi, 98% rapazes com mais de 23 anos, 2% raparigas, música minimamente aceitável (pop e comercial mas não da que não aguento), até foi nice. às três fomos para casa mas o rapaz ainda ficou por um bar. não fiquei muito fã da chueca, está cheio de bares para bears e para todo o tipo de fetishes, até naked bars. já bares mais "normais" (não me interpretem mal) não existem muitos.


no sábado fomos passear para o lado oposto de madrid, eu queria ir ao jardim que tem os templos (não me recordo do nome), então fizemos todo o percurso até lá, passando pela plaza mayor, almoçando na plaza s. miguel e passando a zona do palácio e uns quantos jardins. ficamos ainda algum tempo deitados na relva ao lado do templo e depois fomos investigar mais um bocado pelos interiores de madrid, acabamos numa rua cheia de restaurantes asiáticos e comemos porco com ananás num tailandês. à noite, fomos jantar com o tal rapaz, jantamos num restaurante que já tinha experimentado antes em valência, o 100 montaditos e depois fomos para a plaza mayor conversar.


no domingo fomos ao nosso real objectivo, o warner park, foi o que nos fez ir a madrid. sabem o que é fixe? não tem filas nenhumas pois poucas pessoas vão lá (em comparação com a disney)! dá para repetir todos os divertimentos! tem seis montanhas russas, três delas bem fixes! as outras três mais normais. a que gostei mais foi a superman. o artista delirava quando encontrava personagens da bd pelo parque (a certas horas haviam pessoas mascaradas das personagens) e tirou foto com vilões do batman e a wonder woman. um dos vilões do batman mandou toda a gente bater palmas para ele porque ele tinha uma tshirt do superman. 


no último dia andamos a passear por zonas que ainda não tínhamos passado e fomos à caixa forum pois tinha uma exposição dos 25 anos da pixar e de todos os processos de criação de um filme de animação.

pela primeira vez andei de mãos dadas com o artista na rua, de braço no ombro um do outro, etc. em madrid ninguém nos conhecia para além de que é uma cidade muito gay friendly, o que mais via lá eram casais a passear. continua a ser uma cidade que gosto muito apesar de não gostar nada de espanhóis.. eram poucos os simpáticos e nenhum se esforça por perceber-nos e claro, contam-se pelos dedos os que sabem falar inglês. até em restaurantes caros, zonas turísticas e até no parque de diversões, nada é em inglês, nós temos a sorte de perceber algumas coisas em espanhol derivado das parecenças entre as nossas línguas mas imagino como se sentirá lá alguém que não percebe nada de espanhol. mas claro, todos falam do cristiano ronaldo quando percebem que somos portugueses!


e tu, o que achas de madrid?


8 comentários:

Inefável disse...

No conozco. :x
E confesso que nem tenho grande curiosidade em conhecer. Claro que, se surgir oportunidade, não direi que não. Mas de Espanha gostava de explorar mais e melhor a Andaluzia. :-) Granada!

Ainda bem que se divertiram! :-D
Também quero andar em montanhas russas. Não o faço há milhões de anos!

Anónimo disse...

Espanha por acaso não me cativa muito, mas nunca fui a Madrid :p
Ainda bem que se divertiram :)

Mark disse...

Olha, somos dois: também não gosto absolutamente nada de espanhóis. Ressentimentos históricos, sobretudo.

Eles são muito chauvinistas e orgulhosos do seu passado e da sua língua, daí que não falem inglês e nem façam um esforço sequer. Quando tentam, fica um inglês, com sotaque castelhano, de arrepiar. Nisso, somos muito mais permissivos, demasiado, devo dizer. Um bocadinho de orgulho na nossa língua não nos faria nada, mesmo nada mal.

Madrid é realmente uma cidade gay-friendly. Nunca lá estive, mas sei por relatos como o teu, por exemplo. Os espanhóis são menos conservadores. O peso da religião e da moral católicas é menor, embora o catolicismo seja maioritário.

Não conheço a cidade, logo, não posso responder à tua pergunta. Provavelmente gostaria, ou gostarei, assim que a conheça. O que penso sobre Espanha, os espanhóis, a sua cultura, língua, história, etc, etc, etc, é muito influenciado por ressentimentos, como referi acima, que me toldam por vezes, assumo.

um abraço.

Horatius disse...

- Um Naked Bar? Isso quer dizer aquilo que eu penso? LOL

- Não gostei de Madrid. achei uma cidade triste e feia. E gelada, mas fui em pleno inverno.

Aaron disse...

@Inefável
é uma cidade muito bonita mesmo!
então, arranja uma trip e vai ao warner! :D

@Kyle
acredita que têm cidades muito bonitas :)

@Mark
são sim, muito orgulhosos.. no meio daquilo tudo ainda encontrei um ou outro simpático mas muito poucos.
acho que vais gostar de quando lá fores :)

@Horatius
é sim, o que estás a pensar!
a sério? qual é a cidade europeia que não é fria no inverno? isso não tem lógica :P

João Roque disse...

Eu adoro Madrid.
É para mim a melhor cidade de Espanha e uma das melhores da Europa.
Por coincidência publiquei quase na mesma data um post no meu blog sobre as minhas muitas idas a Madrid.

Aaron disse...

@João Roque
foi a terceira vez que lá fui e a cidade não me desiludiu. tal como tu, gosto muito da cidade apesar de não ter o mesmo conhecimento sobre ela como tu tens.
gostei de ler o teu post :)

Lobo disse...

Prefiro Barcelona. Já tive em Madrid algumas vezes, e confesso que para mim a Catalunha tem outro encanto. Mas lá está, gostos são gostos.