segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

natal, jantar, almoço, jantar e uma grande discussão sobre as minorias

no dia 24 à tarde fui oferecer uma garrafa aos meus tios mais velhos, ficaram muito felizes por me verem, muitos abraços e beijinhos. ficamos cerca de uma hora a conversar, contaram-me muitas histórias do meu pai que eles assistiram, traições que eles sabiam e que a minha mãe sempre foi aceitando.. fico feliz por ver que a minha mãe finalmente acordou para a vida. 

a minha melhor amiga foi a minha casa para trocarmos os nossos presentes e conversar um pouco, sabe sempre bem passar tempo com ela. a sortuda foi passar a passagem de ano a itália e correu umas quantas cidades lá!

o jantar de natal correu bem, já me acostumei em sermos poucos. já lá vão os anos em que o meu natal era passado com mais de vinte pessoas.

como nos últimos anos foi na casa da minha madrinha com o homem dela, a minha mãe e a novidade este ano foi o meu padrinho e a mulher que vieram viver para portugal há alguns meses. 

no dia 24 jantamos, já nem a comida é muito típica de um natal, conversamos mas nada demais, normalmente eles começam sempre a discutir algum tema que não me causa interesse, por isso acabo por ficar a ver ou a jogar algo. a minha mãe também faz anos nesse dia por isso cantamos-lhe os parabéns e foi a primeira a receber os presentes. ela gostou muito do telemóvel que lhe ofereci. 

dei todas as outras prendas às outras pessoas e recebi cerca de duzentos euros, uma camisola bem gira da massimo dutti e um toblerone gigante.

nesse dia o artista estava mais triste pois nunca tinha passado o natal com tão poucas pessoas, no caso, foi só com os pais e com a avó.

no dia a seguir, almoçar novamente na minha madrinha mas à tarde fui para a casa de um primo meu, filho dos meus tios mais velhos para passar algum tempo com eles.
estes meus tios têm dois filhos, um com quartenta e tal anos e a outra com cerca de quarenta (esta minha prima adora-me mesmo! fala sempre que quer ver-me e estar comigo), ambos têm filhos, o meu primo de vinte anos que acho que é gay, a minha prima com dezoito e o irmão dela com cinco. 

obrigaram-me a jantar lá e fiquei com eles até depois da meia noite. a minha prima andou sempre a falar comigo, abraçar-me e tal, falei bastante também com o meu primo que acho ser gay, ele tem um gosto musical mesmo bom, tenho orgulho dele!

depois do jantar começaram com uma conversa muito polémica, começaram a falar sobre racismo, passaram para tatuagens e acabaram a falar de homossexualidade. resumidamente, o meu primo com quartenta e tal anos é racista, não aceita nunca ser atendido por alguém com tatuagens e não aceita gays, problema: quase de certeza que o filho é gay e a minha prima de dezoito, que é afilhada dele, tem umas quantas tatuagens e as orelhas todas furadas. 

então a discussão ficou forte, todos na mesa contra o meu primo antiquado. a prima que gosta muito de mim dizia que está preparada para caso algum dia a filha apresente uma namorada, os meus tios mais velhos diziam que se tivessem dois advogados, um todo arranjadinho e outro com piercings, escolhiam o segundo pois provavelmente seria mais honesto e também não têm qualquer problemas com gays. a dada altura eu peguei no meu telemóvel e por facebook disse aos meus primos mais novos para desistirem, não valia a pena discutirem sobre isto com o meu primo antiquado pois ele nunca vai mudar com palavras, se ele algum dia mudar é porque terá de mudar. e depois os meus tios mais velhos disseram "quem for a favor dos pretos, tatuagens e gays que levante a mão!", fartei-me de rir e quase todos levantamos as mãos.

fiquei triste por ver o meu primo com aquela atitude antiquada mas ao mesmo tempo feliz por ver que até os meus tios mais velhos são na boa sobre estes temas, para quem viveu sempre em terrinhas e já têm mais de setenta anos, são bem fixes! nenhum deles sabe de mim mas mais dia ou menos dia vão acabar por saber.

depois jogamos bingo como sempre fazíamos, não ganhei nenhuma vez, sorte no amor, azar no jogo!

11 comentários:

Horatius disse...

Olha, eu costumo dizer que a minha irmã é mais antiquada que os meus pais. E o meus pais sempre viveram no campo e só têm a escolaridade obrigatória da época deles (escola primária). A minha irmã é licenciada... Por isso acho que isso não tem muito a ver. É mesmo das pessoas...

Sérgio disse...

o meu natal foi por casa, com a família e amigos do costume. é comum aparecer sempre mais alguém (um vizinho, um primo...) mas é assim que gostamos, só com as pessoas mesmo mais chegadas :)
o meu natal foi a jogar ao Cluedo :)

Aaron disse...

@Horatius
ahah acredito.. mas é parvo, onde é que os filhos ganham tais preconceitos se não são passados pela educação?

@Sérgio
a sério? que inveja.. nunca joguei cluedo e sempre quis!

Sérgio disse...

Aaron, a educação n se recebe só em casa...
E, olha, o cluedo é bem mais giro do que eu imaginava :)

Aaron disse...

claro que não, mas a fatia mais importante é em casa que se recebe.
não me metas mais inveja...!! :)

Anónimo disse...

Eu por acaso tenho alguma reserva a falar de certos temas em casa, com a "família", lol! xD

Creio que a minha avó sabe de tudo e não se importa, mas "fecha os olhos" e ainda bem, não quero estar a confrontá-la com o quer que seja sem haver necessidade para tal. Já os meus pais, tendo em conta a relação que tenho com eles, provavelmente seria o fim da picada, não é mesmo? xD

Não que isso me incomode. Quando estiver com alguém que seja para manter um relacionamento serio, apresento em casa e tá a andar! xD

Abraço :3

Aaron disse...

eu não evito falar sobre isto com família mas se vir que começam a ficar imparciais acabo por desistir, não vale a pena discutir sobre estas coisas com pessoas que não conseguem ver mais do que querem.
acho que fazes bem ahah, vai ser o choque dos teus pais :P mas achas que eles ainda não sabem?

Anónimo disse...

Também levanto a mão por solidariedade. E descansa, todos temos na familia alguém como ele, mas dar-lhe importância para quê ? Ignora.

Aaron disse...

temos que dar a importância necessária mas não vale a pena andar com grandes cenas para mudar a mentalidade dele, se pensa desta maneira, que continue a pensar :)

Lobo disse...

Sabes que haverá sempre pessoas contra... e pessoas a favor. Esperemos é que nestes assuntos as pessoas a favor sejam muitas! Tens uns bons elementos familiares.

Aaron disse...

sim, vão haver sempre pessoas contra infelizmente.. :/
eheh obrigado