sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

namoros relâmpago

cada vez fico mais parvo ao ver a velocidade que algumas pessoas começam a namorar.

mais recentemente foi o meu amigo geek, ontem mandou uma sms ao artista a dizer que conheceu um rapaz e foi amor à primeira vista, já estão a namorar (tendo em conta que no fim de semana passado falava num date que teve com outro rapaz). disse que foi tudo muito bonito e forte, "amor à primeira vista". epá! a meu ver, quanto mais rápido as coisas começam, mais rápido acabam.

mas pior do que esta história é a história de um ex colega de trabalho meu (que agora é amigo) que eu considerava uma pessoa muito ponderada.
ele conheceu um rapaz e estas foram as acções dele:
-em uma semana assumiu-se a mim e à melhor amiga dele;
-em duas semanas já estavam a namorar;
-em três semanas já estavam a viajar juntos e à procura de casa;
-em quatro semanas já tinham arranjado casa e só falavam na cama que queriam comprar;
-em cinco semanas já viviam juntos, já tinham oferecido um nexus e uma bimby um ao outro (presentes à volta de 500 e 900 euros cada).
-de seis semanas para aqui, pouco tenho sabido dele, desde que começou a namorar que anda desaparecido, supostamente iria fazer um jantar na nova casa dele.. supostamente.

eu namoro com o artista há dez meses e ainda não trocamos um presente que seja mais do que cinquenta euros (não é que sejamos forretas ou porque não possamos dar algo mais caro, mas simplesmente porque não é importante e haveremos de chegar a essa altura).

na altura também fui bastante criticado por ainda não ter oficializado o namoro com o artista passado praí um mês de andarmos (tanto por amigos como por aqui no blog) mas eu acho que antes de tomarmos decisões importantes devemos ponderar bem as coisas e ver se as coisas são o que realmente queremos.

espero que o meu amigo não veja que tomou más decisões porque depois do investimento financeiro que já fez.. de qualquer maneira ele também subiu de posto na minha antiga empresa, agora é director (com 25 anos!) e tem um ordenado de três mil euros brutos! assim num espaço curto, começou a namorar, mudou de casa, passou a director, muitas coisas novas em pouco tempo.

e para ti, qual é o tempo que (em teoria) achas ideal de conhecimento até começares a namorar?

28 comentários:

João disse...

Tendo em conta que comecei a namorar basicamente no dia em que nos conhecemos e já lá vão 54 meses, eu diria que não há prazos mínimos....

Aaron disse...

e uns dias depois de se conhecerem já diziam que era amor à primeira vista? um mês depois de se conhecerem já vivam juntos? podiam agir já como namorados (eu e o artista também agíamos) mas acredito que fossem mais ponderados nos vossos actos.

Miguel R disse...

Sabes que é tudo muito relativo, certo?
Tu achas isso estranho, mas na mesma lógica, os teus leitores podem achar a tua relação "relâmpago" e super precipitada tendo em conta coisas que partilhas aqui no blog, quando para ti é perfeita assim como é.
Se for um erro, eles rapidamente vão perceber, senão, quem sabe, pode mesmo ser amor.

Aaron disse...

claro, mas existe um factor que me faz pensar isto, num dia, numa semana e mesmo num mês ninguém é capaz de realmente conhecer a outra pessoa ao ponto de perceber se gosta mesmo dela, da mesma maneira que não sabem como é que a outra pessoa reage quando algo não está bem, isto é, imagina que o meu amigo do trabalho, depois de um mês de maravilhas e tudo perfeito têm uma discussão com o namorado porque percebe algo que não gosta e tendo em conta que não se conhecem, o rapaz reage de uma maneira que ele não está à espera e as coisas deixam de funcionar? pois, mas já estão a viver juntos.. o que quero dizer é, se for um erro como dizes, já têm muitas coisas a prende-los.

Miguel R disse...

Eu não digo que é um erro. Quem o está a dizer és tu no post.
Again, erros todos os cometem, e é só assim que se aprende. da mesma forma que tu aprendeste com os erros que fizeste com o teu ex, ele poderá aprender com este, se der errado. Se não der tem sorte e vai ser muito feliz.
As pessoas nunca percebem se estão a fazer bem ou mal as coisas pelos conselhos de fora, têm que o perceber na pele. andares a perder tempo com isso não vai servir de nada até o teu amigo chegar a essa conclusão sozinho.

Aaron disse...

achas que eu estou demasiado preocupado? ele quando me perguntou o que eu achava eu disse que se calhar era cedo mas não disse mais do que isso, não lhe disse que ia correr mal ou assim, ele é adulto :)

Anónimo disse...

Vidas diferentes, pessoas diferentes, escolhas diferentes, opções diferentes, amores diferentes.

"Há diversos tipos de amor no mundo, mas não há dois exatamente iguais."

Aaron disse...

claro, cada um à sua maneira, mas depois ouço coisas como "sofro muito, as coisas nunca correm bem, nunca consigo manter uma relação" e não fico surpreendido depois de ao fim da primeira semana ouvir coisas tipo "ele é o que sempre quis, ele é perfeito" depois de estar com ele três ou quatro vezes.

Gustavo disse...

Sempre vi e vejo namoros relâmpagos com uma certa desconfiança, nunca vi um que passasse dos dois meses, tempo suficiente de uma paixonite ou o tempo suficiente para suprirem suas carências imediatas, mesmo assim não acho impossível uma relação "séria" em curto prazo. Relações são espontâneas e imprevisíveis, impossíveis de colocá-las no mesmo saco e determinar padrões, pelo fator ser-humano estar envolvido. O que não é possível em curto prazo é dizerem que se amam.
Amor é um sentimento construído com o tempo e principalmente pela convivência diária. Acredito que possam estar apaixonadas, encantadas, mas dizerem que é amor, é forçação de barra.

Aaron disse...

@Dominus
pois, é isso o que acho.. é preciso conhecer bem a outra pessoa e passarem muita coisa juntos para perceberem se são mesmo bons um para o outro. claro que não quer dizer que alguém que peça em namoro no próprio dia que conheceu o rapaz não vá viver com ele para todo o sempre, mas amigos, a probabilidade é muito baixa.

João disse...

Eu só te respondi à questão do prazo ideal para começar uma relação. Acho que isso não existe. Existem os prazos que cada um quer utilizar.

E não, não morávamos juntos ao fim de um mês. Depois de 4 anos e meio estamos a tratar disso :-)

Aaron disse...

ah ok :P
é bué tempo, está na altura de viverem juntos sim eheh espero que corra tudo bem :D

Anónimo disse...

Hummm não me parece que isso me aconteça.. se nunca aconteceu não será agora! sou um rapaz muito ponderado nas ideias e pensamentos. Era preciso ser uma paixão ultra louca ou estar muito carente. E que fazer quando a loucura divagar? Ficará amor suficiente ? Assunto dificil. Cada pessoa é diferente em tudo.

abraço

Lobo disse...

Só me iria debruçar sobre a blogosfera amanhã, mas não resisti em comentar este post. De facto, devo ter sido um dos que impulsionou aqui no blogue que "assumisses" aqui no blogue o namoro. Talvez não fosse um namoro, mas uma relação monogâmica com a perspectiva de algo mais sério no futuro. Somos todos diferentes, e o que funciona para uns não funciona para outros. Casos concretos: tive amigos meus gays com namoros de 7 anos que acabaram, tenho amigos gays com namoros de 8 anos e estão bem. Conheci hoje uma rapariga que namorou 10 anos, casou e passados dois meses divorciou-se. Tenho uma colega de faculdade que namorou menos de 6 meses, casou, passados uns meses foi mãe e continua com o Pedro (o marido) até hoje, e há poucos dias foi novamente mãe. Ou seja, não existe nenhuma regra, nem existe nenhum condão de as coisas darem certo. Ou existe amor, ou não existe. Ou existe dedicação, ou não existe. Ou existe respeito ou não existe. 10 meses não são nada numa relação, como podem ser muita coisa, a verdade é que devemos todos os dias construir as bases de um relacionamento futuro, porque chega a um ponto que o sexo é bom com a pessoa amada, mas há coisas tão mais importantes (como o companheirismo) que se assumem como primordiais. A questão de assumires logo o namoro com o artista, era num sentido de te permitires a ti próprio conhecer alguém verdadeiramente evitando que outras pessoas se colocassem no meio de vocês os dois. E da mesma forma que disse isso do assumir o namoro, também disse, por exemplo, do sexo a 3. Não me choca uma vez, mas quando continuado, parece-me que se procura no exterior aquilo que não se tem no interior, e corre-se o risco sempre, mas sempre, que algum elemento do casal fique mais interessado depois no 3.º. Fica a dica!

Horatius disse...

Eu comecei a namorar com o meu rapaz no dia que nos conhecemos. E não me arrependo ;)

Aaron disse...

@Ricardo Costa
sim, é verdade, cada caso é diferente, espero que contigo tudo corra bem eheh :)

@Namorado
claro, não é pela relação começar a ficar longa que não possa acabar. mas casar depois de seis meses também é um pouco estranho mas eles são a prova que é possível.
10 meses não são nada, penso dessa maneira, por isso é que fico surpreendido ao saber que pessoas casam-se depois de seis meses.
nós quando andávamos antes de namorar oficialmente, não andávamos a conhecer mais ninguém, mas pelo menos para mim, não tem lógica assumir uma relação quando ainda não tenho certeza se é aquela pessoa que quero, andar na fase de conhecimento dizendo que já se namora é estúpido, ao fim de dois meses percebíamos que não funcionávamos e tínhamos que acabar tudo.. não tem lógica, pelo menos para mim. ao começar algo é para durar e é algo com certezas.
eu sei bem o que sinto pelo artista e sei o que ele sente pro mim para saber que não vamos ficar a gostar de mais ninguém.

@Horatius
começaste a namorar, com pedido e tudo ou simplesmente mentalmente pensaram em investir um no outro sem conhecer mais ninguém e deixaram isso rolar naturalmente?
estranho era se te arrependesses :P

Mark disse...

Eu nunca namorei. x)

Aaron disse...

oh meu caro mark, ainda tens muito muito tempo para isso :)

Mark disse...

Humm, não quero. :)

Aaron disse...

não queres até o dia :P

Horatius disse...

Com pedido e tudo. Num abraço, e peguei-lhe na mão :)

Anónimo disse...

Em teoria, eu acho que depende da forma como cada uma das pessoas se expressar numa relação. Eu acredito que o amor à primeira vista é mais uma "atracção" à primeira vista, algo que vemos na outra pessoa e nos fascina e nos cativa no imediato. Com o tempo, à medida que vamos conhecendo a pessoa, vamos descobrindo os defeitos e virtudes, os pontos que temos em comum e em desacordo e interesses em comum ou não.

Creio que só depois desse processo é que se possa realmente iniciar um relacionamento seguro, embora para muitas pessoas o importante seja "viver o momento", acabando com relacionamentos de uma só noite ou encontros casuais, por puro desejo ou tesão...deitando por terra muitas vezes algo bonito, por segundos de prazer.

Abraço :3

Aaron disse...

@Horatius
no primeiro encontro? ok, eu definitivamente pensaria que era tolinho se alguém me fizesse isso :P

@João
sim, para mim é isso, até paixão à primeira vista, nunca amor.
eu concordo contigo, é preciso uma fase de conhecimento.
hug :)

Aaron disse...

@Horatius
no primeiro encontro? ok, eu definitivamente pensaria que era tolinho se alguém me fizesse isso :P

@João
sim, para mim é isso, até paixão à primeira vista, nunca amor.
eu concordo contigo, é preciso uma fase de conhecimento.
hug :)

Horatius disse...

Ok, já sei o que pensas de mim xD

Aaron disse...

ahah mas tolinhos todos somos :P

R disse...

Bom, para mim assim que uma pessoa começa a interessar-se por outra e as coisas desenvolvem-se começa um namoro, que embora possa não ter sido oficializado e uma especie de atitude honrada. No entanto o caso do teu colega de trabalho é em tudo demasiado rápido :x

Aaron disse...

demaaaaaasiiiiaaadoo mesmo! acho que demorei mais tempo a escrever o demasiado do inicio do que eles a começar o namoro :s