terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

bullying escolar

eu tenho um afilhado, um miúdo de sete anos que vive perto de parís. o meu afilhado tem um problema, é autista e por causa disso terá sempre alguns problemas durante o seu crescimento. felizmente ele tem uma família que o adora e em casa é o miúdo mais feliz que existe. ele tem um irmão um ano e pouco mais novo que, mesmo sendo mais novo, é quem toma conta dos dois.

o meu afilhado tem um cabelo loiro comprido, aquele tipico cabelo que se diz ser "cabelo de rapariga", a minha prima (mãe do miúdo) sempre disse que não lhe ia cortar o cabelo, é o penteado que usa desde pequeno e sempre lhe ficou bastante bem. 

mas como se sabe, as crianças conseguem ser muito más, há dias uns miúdos de 12/13 anos despiram o meu afilhado à frente de todos os outros miúdos para verem se ele é um rapaz ou uma rapariga, isto é vergonhoso principalmente sendo miúdos com quase o dobro da idade do meu afilhado. infelizmente o irmão dele ainda não está na mesma escola pois é mais novo pois caso contrário sei que mesmo tendo seis anos era bem capaz de se atirar à porrada com os outros miúdos, iria levar mas algo assim não aconteceria. 

o meu afilhado não contou nada aos pais mas a minha prima ficou a saber porque uma colega da escola do miúdo contou à mãe que depois contou à minha prima, ela foi logo lá à escola e insistiu para ter uma reunião com toda a direcção da escola e com a associação de pais, essa reunião foi marcada e agora fico à espera de saber os resultados da mesma. a minha prima quer saber quem foram os responsáveis mas mais do que isso quer perceber como algo assim aconteceu na escola, ninguém fez nada e ninguém lhe disse nada. 

isto é preocupante, se chegaram ao ponto de lhe tirar a roupa é porque já lhe deviam andar a chamar de menina ou a fazer outro tipo de bullying antes. a um miúdo que já tem os problemas que tem, não queremos que se juntem mais problemas. 


8 comentários:

Mark disse...

Já sabemos o quão maus os miúdos conseguem ser uns para os outros. Tratando-se de mais velhos a infligir esse comportamento agressivo em mais novos, o caso piora.
A escola também deveria ter algo a dizer. Têm de estar mais atentos para que situações semelhantes não se repitam no futuro, ainda que saibamos que é difícil controlar dezenas de miúdos.
O problema reside, no fundo, na visão estereotipada dos géneros: um menino por ter o cabelo comprido já é menina. Em França!, tida como civilizada.

um abraço.

Aaron disse...

sim, é um dos objectivos da minha prima, que estejam mais atentos a problemas semelhantes tal como tenham especial cuidado com o meu afilhado pelos problemas que tem.
estou curioso por saber o que vão dizer sobre o assunto mas conhecendo a minha prima como conheço, ela não vai ficar satisfeita com pouco.

abraço

Ro Fers disse...

Puxa que desabafo....
Lamento pelo ocorrido, e sei que a situação não é fácil pra a família e muito menos pra criança...
A maneira de agir das crianças, marcam eternamente a vida da vítima...
Torcendo para que o fato se resolva...
Abraços!

Aaron disse...

eu também, espero noticias sobre o desenrolar da história.
hug :)

Lobo disse...

Sim de facto as crianças são horríveis, e muito por culpa dos pais. Lembro-me perfeitamente de uma situação que aconteceu comigo quando entrei para a primária (1.ª classe). Adorei o primeiro dia de aulas. Adorei tanto aquilo que na tarde desse mesmo dia, resolvi voltar para a escola com amigos meus da rua para brincarmos no recreio. Azar dos azares... estavam lá uns putos da 4.º classe que me apanharam, queimaram-me o cabelo (na altura andavam a fazer a limpeza do recinto e haviam por lá fogueiras) tiram-me as calças e etc. Foi muito humilhante. Mas ainda assim eles foram castigados mas isso não limpou a situação. Como te digo, a culpa muitas das vezes é dos pais que não sabem educar os filhos em casa e eles acabam por replicar o comportamento depois na escola.

Aaron disse...

a sério que fizeram-te isso? pff
mas quais foram os motivos de fazerem isso? simplesmente por diversão deles?
que parvoíce...
enfim :(

Lobo disse...

Porque se lembraram disso na altura. Enfim.

Aaron disse...

oh god.. enfim, deixa lá Namorado, já passou tanto tempo e tenho a certeza que és alguém melhor do que qualquer um deles :)