quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

viagem dia 3

às onze horas da manhã começava uma free tour proclamada por alternativa por berlin, nunca tínhamos ido a uma free tour mas depois de uma amiga da minha ex me aconselhar ir decidimos ir. o guia era um rapaz australiano que ficou apaixonado por berlin depois de ter visitado a cidade há seis anos e mudou-se para lá. na tour ele mostrou alguns dos artistas de rua mais conhecidos da cidade e os seus tipos de arte, significados e histórias curiosas. também falou bastante do que é a cidade actualmente para quem lá vive e o que sentem os seus moradores sobre as constantes mudanças que a cidade vai sofrendo. passamos também por uma obra do vhils (o artista português que todos devíamos conhecer) mas deu para perceber que o guia não gostava muito dele pois a obra que ele lá tinha feito foi a pago pela levi's e ao lado estava outro trabalho de um outro artista a criticar a publicidade que o vhils fez. falamos até sobre o vhils com o guia.

na tour conhecemos um tuga que estava na tour sozinho, este tuga depois passou o resto do dia connosco. fomos ver o muro de berlin e fiquei curioso em saber mais sobre a história do mesmo. fomos até as portas da cidade e ao edifício lá ao lado que se não me engano é do parlamento. eu tinha marcado na internet uma visita ao edifício e subida até o topo do mesmo.. mas quando lá cheguei percebi que depois de marcar recebi um email de confirmação que não vi, como tal não confirmei! ficamos barrados à porta. fomos brincar para a neve lá ao lado no parque e tirar umas fotos e depois fomos para casa. trocamos contacto com o rapaz para adicionarmos-nos no facebook. 

depois de jantarmos eu e o artista fomos para a zona gay da cidade. a estação de metro da zona estava toda iluminada com as cores gays, as ruas estavam cheiras de bars e lojas gays, inclusive frutarias para gays! (achei isto parvo.. agora vou comprar uma laranja especial para gays?). entramos num bar e sentimos-nos super observados, tv's a dar filmes porn dos forte, tivemos lá um minuto e bazamos. demos uma volta e entramos noutro que parecia porreiro, estava cheio, ficamos lá a conversar e a beber algo. nós queríamos ter encontrado um bar com pista de dança ou assim mas não vimos nada disso, fomos para casa depois.

em casa por curiosidade ligamos o grindr e epá, tanto rapaz giro por lá espalhado, tudo com fotos de cara e não de corpo como aqui em portugal. alguns eram portugueses que lá viviam. 

deitamos-nos e fomos dormir pois no próximo dia voltávamos para hamburgo.

5 comentários:

zehtoh disse...

Ainda só passei por Berlim uma vez, e foi numa visitá super rápida de 1 dia. Fiquei curioso para voltar com mais tempo e conhecer melhor. Surpreende-me esse "free tour" ser mesmo "free"... nas vezes que fiz era "free" mas os guias esperavam alguma contribuição no final, como espécie de agradecimento pelo trabalho... Espero que ao menos lhe tenham oferecido um café e uma bola (de Berlim) :P

R disse...

Confesso que Berlin não é uma das minha prioridades para viajar. Mas fiquei curioso com a tua descrição, não fazia a menor ideia que havia uma zona gay com estação de metro e tudo. :X

E parece tão estranho porque por cá não há nada disso, pelo menos até onde eu sei. ;)

Anónimo disse...

Não sei porquê, Alemanha não me diz grande coisa.. talvez vá passear por outros destinos primeiro :)

Lobo disse...

Pois, mostravam a cara porque se calhar não viviam lá e estavam no engate estrangeiro lololol

Aaron disse...

@zehtoh
sim, no final eu e o artista demos-lhe cinco euros, um valor inferior do que vale a tour mas como também não somos ricos, não podemos andar a dar dinheiro a tudo. mas se quiséssemos, no fim bazavamos e nem dizíamos nada :)

@Rúben
começo a perceber que grande partes das cidades têm uma zona gay, ao contrário do que é em lisboa em que tudo é um pouco misturado.

@Ricardo Costa
eu escolhi alemanha porque as viagens estavam baratas :P

@Namorado
mais ou menos, quase todos eram alemães mas sim, muitos estrangeiros também andavam por lá a mostrar a cara :)