sexta-feira, 23 de agosto de 2013

sair do armário perante a familia

quem é que já se revelou aos pais ou alguém da família?

eu sempre disse que não quero contar aos meus pais (à minha mãe principalmente, não quero saber do meu pai) que gosto de rapazes, pelo menos sem ter um motivo ou uma relação estável a longo prazo e ser completamente independente deles (coisa que já sou), mas ultimamente tem-me passado pela cabeça contar-lhe.

não acho que agora seja uma boa altura, ela anda com os problemas dela e juntar-lhe mais um "problema" só iria prejudica-la mas acho que um dia lá lhe terei de contar. sei que ela não vai mudar perante mim mas vai ficar desiludida de certeza. 

já tenho vinte e cinco anos, farto-me de ver rapazes de 18/19/20 a contar sem problemas. sinto que já não tenho idade para andar a mentir a ninguém sobre o que eu sou.

lá está, paredes de coura mostrou-me ainda mais isso. lá ninguém escondia nada de ninguém, e depois de contar à minha prima e até falar na boa com ela sobre a nossa família ainda fiquei com mais ideias.


como é que a tua família reagiu ou se não contaste, como achas que reagiria? 

23 comentários:

Anónimo disse...

olha nem sei, cheira-me que vou chegar aos 25 e vou estar como tu

Eolo disse...

A minha mãe teve várias fases, primeiro negou, disse que eu andava numa fase, depois era um assunto que não falava.

Neste momento estou numa relação estável e ela apoia e os dois dão-se bem, ela preocupa-se.

Não estás a dar nenhum problema à tua mãe, ela quanto a mim sabe ou suspeita como todas as mães, acho que tu já discordaste comigo uma vez, mas acho que devias contar.

Anónimo disse...

Confesso que de há uns tempos para cá que quero fazer o mesmo. Tenho quase a certeza que a minha avó - e pessoa mais importante da família - já o sabe. Mas seria bom poder falar com ela abertamente, principalmente quando quero ou preciso de desabafar...ter de me "esconder" no quarto ou sair para "espairecer" quando estou com problemas amorosos sem poder dizer nada...é chato e complicado...sei que ela fica triste porque é como se eu não confiasse nela. Por outro lado, se ela não souber, posso causar-lhe um desgosto com isso e nunca me perdoaria por provocar-lhe tal coisa. Sei que de toda a família ela me aceitaria mais facilmente, mas ainda assim...

Quanto aos meus pais, creio que não iam entender, mas sinto necessidade de lhes dizer também. Estou cansado das piadinhas e "boquitas" típicas...

Tal como tu, creio que o melhor momento seja quando tiver alguém, estiver numa relação mais séria...

Abraço :3

Aaron disse...

@Kyle Phillipe
a tua mãe ajuda-te a depilar o rabo com creme, como achas que ela não sabe? xD

@Eolo
eu acho que a minha mãe inicialmente ficará desiludida mas depois aceitará e apoiará tal como tu. a minha mãe gostava do meu ex e nem sabia que ele era meu ex, se calhar se soubesse até podia gostar ainda mais.. não sei.
eu sei que devia contar.. mas não é fácil.

@João
é mais complicado contar às pessoas mais velhas, não quer dizer que não aceitem mais dificilmente, mas se não aceitarem será mais difícil dar-lhes a volta, pelo menos é como penso :s
a mim ninguém me faz boquinhas, e ainda bem, se fizessem eu passava-me logo.
tenta ver se realmente deves ou não contar.

abraço john!

Anónimo disse...

acredita, ela é meia "tapadinha" às vezes... acho que ela prefere não saber, mas ultimamente tem falado muito disso haah

Angie disse...

Se fosse lesbica teria que ganhar coragem para contar, mas sendo bi nao acredito que fosse boa ideia :S

Aaron disse...

@Kyle Phillipe
pensas tu que é ahah

@Angie
não, só deves contar se tiveres uma relação séria com uma rapariga, a meu ver, e não contar só porque sim. :)

Taitz disse...

Já passei por isso e devo dizer que não custa tanto quanto parece. Para amigos e para a minha irmã foi bastante mais cedo, ainda antes de namorar. Para a minha familia (pais) surgiu naturalmente após ter iniciado a relação que hoje mantenho (e que espero seja para toda a vida :P) e que me levou a nada temer a esse respeito. Primeiro surgiram as desconfianças por parte deles (dos meus pais), e logo a seguir a minha confirmação. A minha mãe reagiu bastante pior, mas com o tempo adaptou-se à nova realidade. A confrontação é dura...mas são os teus pais. Não te vão fazer mal. Acredito nisso.

Nunca me arrependi até hoje de contar fosse a quem fosse. Hoje não faço da minha sexualidade bandeira, mas muitos menos faço disso tabu, ou escondo.

Deves contar quando te sentires preparado, estejas solteiro ou não. Embora acredite que quanto mais tarde mais difícil se torne, nunca há pressa.

iLoveMyShoes disse...

Esse é um assunto delicado... e eu tenho uma opinião muito particular sobre o assunto...
Os meus pais sabem... souberam por acaso, conversa para aqui, conversa para ali e eu fiz um comentário que os deixou perplexos a olhar para mim. Pode dizer-se que "saiu-me". E pensei, ok, seja, cá vai disto. Nem ai, nem ui, ninguém fez drama. Mas a verdade é que nunca mais se falou no assunto... O meu pai uma vez por outra fez uma piada, a minha mãe quando esteve em minha casa (quando fui operado) disse para convidar o meu miúdo para jantar (trata-o pelo nome, não como meu miúdo)... e pronto. É um não assunto. E eu sinto que se é um assunto que lhes é desconfortável e se para mim nada acrescenta... então estamos todos muito bem assim.
Acho que terás que ser sempre tu a medir as consequências, no que isso vai ou não alterar a tua relação com a tua mãe... pesados os prós e os contras, saberás o que fazer...

Aaron disse...

@Taitz
alguns dos meus amigos já sabem, eu não me sinto na necessidade de contar a ninguém, isto é, eu não devia ter necessidade de contar a ninguém, eu sou o que sou, mas ao mesmo tempo os meus amigos já me conhecem há muito tempo e se eu de um momento para o outro dissesse algo que mostrasse que eu gosto de rapazes sem uma explicação prévia, seria estranho.

também acho que a minha família se adaptasse que nem a tua. já começo a sentir-me preparado aos poucos, mais do que nunca pois esta ideia nunca sequer me tinha passado pela cabeça antes.

@iLoveMyShoes
wow, começar com um comentário é estranho mas só foste tu mesmo.
a tua mãe foi fofa ao saber que querias estar com o teu boy e a incentivar-te a convidares o rapaz.
acho que para muitas pessoas deve ser complicado falar sobre isso mas pelo menos aceitam e toleram.
não creio que altere a nossa relação para pior pelo menos, para melhor talvez, com o tempo, não a curto prazo.

Anónimo disse...

Sou bi como tu e apenas dois amigos/irmãos sabem da minha "condição". Nunca revelei nada, nem a família nem a amigos porque tenho a certeza que ninguém iria reagir bem. A minha mãe é extremamente homofóbica e o meu pai embora mais aberto nunca o aceitaria. Ao principio, ai pelos meus 16/17 anos pensei muito nisso, mas crescer numa aldeia do interior nos anos 80/90 do século passado não me dava muitas hipóteses de confissão a quem quer que fosse. Mais tarde já na faculdade tive um relacionamento com um rapaz e foi quando contei aos meus "irmãos". Um a principio não reagiu muito bem mas o engraçado é que hoje é ele que vive (por sinal muito feliz) com outro homem. Tenho 42 anos, sou bissexual, monogâmico, numa relação heterossexual a 16 anos.
Lamento ter de comentar como anónimo mas "c'est la vie".

Só mais uma coisa, se estás mesmo a gostar do rapaz não deixes que o dinheiro ou posição se interponha, esquece, não penses nisso e aproveita porque encontrar alguém que nos faça feliz é cada vez mais raro.

Um abraço e parabéns pelo blog.

R disse...

Neste campo temos precisamente a mesmo opinião. Também acho que só devo contar à minha Mãe quando tiver uma relação estável e independência total...

No entanto às vezes questiono-me como seria se contasse já! Já considerei imensas reacções, mas na realidade só vou saber quando a confrontar com isso...

Mas segue o teu coração, vais ver que encontrarás um momento oportuno e certo!

Ro Fers disse...

Caso realmente seja de sua vontade, crendo que isso vai mudar na relação com sua familia, já vai preparando sua familia aos poucos..
Abraços!

M.S. disse...

No meu caso decidi contar no dia da Mãe aos meus pais. Não aguentei esconder mais. Foi complicado. Chorei muito, mas hoje estou na boa. Os meus pais só tinham de aceitar. A única coisa que me aconselharam foi a fazer exames e a ter cuidados do a DST. Não foi fácil para eles e sei que ficaram desiludidos pela questão de dar continuidade à família, mas... é a vida. A mim a mentira e a omissão fazem-me confusão. Não aguentei mentir mais a dizer que afinal não dormia em casa, que ficava em casa da minha melhor amiga por ai. Contei e já está! O tempo acaba por curar as feridas.

Lobo disse...

Depende da família... Não é fácil. Na minha também é um não assunto. O meu irmão sabe e conhece o meu miúdo, mas não quer saber nem estar "relacionado" com isso. A minha mãe desconfia e irrita-se com isso... o meu pai, quer lá saber. Não é fácil. Por isso não se fala nisso. Mas custa viver assim, não vou mentir. Mas compreendo que seja o melhor para todos neste momento.

Aaron disse...

@Anónimo
se agora já é um pouco complicado contar, imagino nessa altura.. a realidade era totalmente diferente.
é mesmo curioso a história do teu "irmão", provavelmente até foste tu que lhe mostraste essa possibilidade.
mas sentes que essa relação faz-te feliz, caso sim, esquece o homens pois podem nunca te dar o que já tens.
é bem raro sim, eu vou andando e vou vendo o que o meu coração diz.
obrigado e abraço! :)

@Rúben
sim, pensamos em todos os "se's" mas o provável é sermos surpreendidos quando na realidade acontecer. :)

@Ro Fers
como é que se prepara aos poucos para uma notícia assim? :P

@L.
eu acho que não chorarei quando contar, não sei, mas acho que não. é isso, mentir é muito chato, eu agora já pouco ou nada tenho de mentir visto que vivo sozinho, nunca tenho de dizer por onde ando.. mas mesmo assim sinto que a minha mãe não me conhece, e agora ela cada vez mais dá valor à nossa relação pois já não tem o meu pai.. é mais isso que me faz querer contar.
ora nem mais, com o tempo as coisas vão ficando melhor :)

@Namorado
não sei que relação tinhas com o teu irmão antes de contares, mas acredito que não lhe faria nada mal interessar-se mais por ti.
as vezes temos que aguentar com coisas menos boas para um bem maior. força :)

Flávio Miguel de Matos disse...

De mim todos sabem contei ao meu irmão e aos meus primos, depois aos meus pais, é assim ninguém criticou mas quem não achou muita piada, simplesmente reage como se não soubesse de nada e estamos todos felizes e contentes xD. Nao percebo qual é o drama?? tipo é normal.

Aaron disse...

é normal mas é uma coisa que envolve muitas outras e nem toda a gente tem a coragem necessária para simplesmente ignorar as coisas negativas que podem vir. é um passo que tem de ser pensado.
ainda bem que para ti foi fácil :)

Ricardo - Uma Outra Face disse...

Olha eu penso como tu. Contar quando estiver numa relação duradoura e estável, quando for independente. Não sei como será a reacção dos meus pais. Mas imaginando o pior cenário possível, não quero correr riscos ou provocar sofrimento "desnecessário".

Anónimo disse...

Ola! Revejo-me nestas palavras. Podia ter sido eu a escreve-las!!

Aaron disse...

@Ricardo
é bem verdade, as coisas são mais fáceis assim, acho eu :s

@Anónimo
:)

Ro Fers disse...

De fato preparar a família envolve vários âmbitos, mas vai questionando a opinião deles sobre gays, e vai deixando claro aos poucos sua condição sexual.
Confesso que é complicado, embora para alguns abrir o jogo para a família é algo normal.
Quando assumir-se nos conte os detalhes.
Abraços!

Aaron disse...

eu acho muito complicado, não sei quando o farei mas quando o fizer escreverei aqui :)