terça-feira, 2 de abril de 2013

és mesmo larilas

bem, eu tenho por hábito usar termos como panisga, rabeta, larilas, boiola entre outros, mas nunca os uso como termos negativos.

eu acho que as pessoas só podem usar isto como algo depreciativo ou ofensivo se nós os levarmos como tal. não sei como é aqui no centro mas no norte é bastante comum usar-se estes termos. 
90% dos meus amigos com quem convivo são heteros e desde sempre que uso este termos com eles e eles comigo, até quando me assumi recentemente para a minha amiga, no meio da conversa me usei o termo panisga quando dizia que gosto de homens
e eu no fundo só sou meio panisga, meio larilas, meio rabeta, o que for, pois também gosto de pachachas (adoro o termo).

só há dois nomes que não gosto, bicha e paneleiro, estes são claramente ofensas e negativos.
agora quantas vezes já não chamei os outros nomes a amigos mesmo quando eles estão com as namoradas. 

vou continuar a usar estes termos cá no blog pois para mim são simples nomes sem nenhum objectivo de ofender quem seja pois se o fosse, estaria a ofender-me a mim mesmo. não levem a mal.

5 comentários:

João Roque disse...

Ok, estás no teu direito.
Mas como não gostas dos termos bicha e paneleiro, também deves admitir que haja gente que não goste daqueles que usas, não é verdade?

Aaron disse...

claro que acredito que existam pessoas que não gostam mas daí eu dizer nestes post que não os digo com objectivos de ofender ninguém.
é como alguém te chamar burro, se for um amigo teu num tom de brincadeira não levas a mal mas se for uma pessoa que não conhecesses com tom ofensivo já levarás.
neste caso, é tudo sempre com tom de brincadeira. não quero ofender ninguém :)

AM disse...

Olá...
Ainda não tinha prestado atenção a este teu espaço.
É bom ler a vida e pensamento de um bissexual (e do norte ainda melhor).
Subscrevo o João Roque, mas admito que entre amigos não seja preocupante. Contudo, culturalmente, o uso de determinadas palavras, como todas as que referes, perpetua a discriminação que lhe está na origem e atrasa a evolução da humanidade. Chama 'cromo' em vez de 'larilas'. Ao chamar cromo estás a chamar atenção para algo, ao chamar 'larilas' associas-lhe um conjunto de ideias femininalizadas que é importante aceitar sem discriminação e deixar de apontar o dedo.
Presumo que sejas muito 'straight acting'. É fácil ser-se tu. É preciso respeitar para quem não é, se queremos uma sociedade mais evoluída e civilizada.

Anjo Negro disse...

Partilho da mesma opinião e nao é por alguem ser homossexual que é obrigatoriamente bicha!

Aaron disse...

@Alex
percebo o teu ponto de vista e acho que tens razão na diferença entre amigos e culturalmente.
a minha ideia neste blog também é tentar deixar quem me lê como um amigo para mim, não há necessidade de haver essas separações ou formalidades mas aceito o que tu e o João dizem.
vou tentar não usar tanto essas palavras para falar de terceiros ou desconhecidos, apesar de não achar que sejam palavras que causam discriminação. mas também depende das vivências de cada um, se calhar porque nunca ninguém me disse alguma destas palavras como tentativa de me ofender.

@Ajudante do Diabo
mesmo, eu não gosto de rapazes afeminados, não me sinto sequer bem na presença deles. mas mesmo assim, não gosto do nome bicha a não ser para o castelo branco :P